O ICFML teve a honra de participar da XVI Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial, promovida pela CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial –, realizada entre os dias 21 e 25 de outubro, em São Paulo, com abertura no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, rodadas na Universidade São Judas – Unidade Paulista e com encerramento no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Reconhecida como um dos eventos relevantes do calendário jurídico académico da América Latina, a competição reuniu estudantes, professores, profissionais e instituições de diversos pontos do Brasil e até uma equipa portuguesa. Um movimento que potencializa a arbitragem e a mediação como vias de diálogo qualificado e evolução da justiça privada.
O ICFML destacou-se pelo envolvimento activo de mediadores certificados, que actuaram como avaliadores durante as simulações de mediação. Estes profissionais, com conhecimento dos standards internacionais de mediação, garantiram uma avaliação rigorosa, ética e alinhada com as melhores práticas globais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das competências dos estudantes participantes.
O encerramento da Competição contou com um painel final de mediação, com simulação entre as equipas da PUC Minas (requerente) e FGV Rio (requerida). A mediação foi conduzida pela estudante Livia Franchi, da USP Ribeirão Preto, vencedora desta edição, que co-mediou ao lado do experiente Diego Faleck, mediador certificado ICFML. A presença de um mediador com esta certificação e experiência internacional reforça o compromisso do evento com a qualidade e técnica.
A avaliação da sessão final ficou a cargo de Renata Moritz, Presidente do Polo Brasil do ICFML, Daniela Gabbay e Susana Cremasco, profissionais de referência no campo da mediação. Como reconhecimento ao desempenho exemplar, Renata Moritz ofereceu a Livia Franchi uma bolsa para o International Negotiation and Mediation Summer Program 2026, que poderá ser realizado presencialmente no Porto (Portugal) ou em formato online.
Além disso, todos os finalistas e os coaches das equipas receberam exemplares da Revista ICFML, em gesto que reforça o papel do Instituto e da task force de Gestão de Conhecimento, no incentivo contínuo à formação de novos talentos na área da mediação.
Lançamento do Programa ICFML Jovem
Durante o evento, foi também lançado oficialmente o Programa ICFML Jovem, uma iniciativa que nasce com o propósito de aproximar estudantes universitários dos Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (MASC). Sob a coordenação de Julia Albuquerque, o programa tem como missão promover o envolvimento da nova geração com a mediação e demais práticas colaborativas, fortalecendo a difusão do conhecimento conforme os mais elevados padrões internacionais, com especial atenção ao contexto dos países de língua portuguesa.
O ICFML Jovem representa um novo capítulo no compromisso do Instituto com o desenvolvimento contínuo e com a formação de futuros profissionais preparados para actuar com ética, técnica e excelência nos cenários mais desafiadores da resolução de conflitos.
A participação do ICFML na CAMARB 2025 reafirma a sua missão de formar, certificar e integrar mediadores com base em padrões internacionais, promovendo uma cultura de paz e de diálogo eficaz no mundo lusófono.
📸 Abaixo poderá encontrar registos do evento, com imagens, momentos especiais e partilhas que ilustram o impacto e a presença do ICFML nesta importante iniciativa académica.
