DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO EUROPEU INTEGRADO DE MEDIAÇÃO 2020-2023

Mediadores da UE colaboram na criação de um programa de formação em mediação

 Os mediadores são chamados a situações de conflito para abrandarem a tensão emocional existente e para criarem um ambiente onde o conflito possa ser resolvido ou gerido de forma mais construtiva. Os mediadores formados têm os conhecimentos e competências para identificar e abordar uma vasta gama de conflitos: desde situações de guerra e perturbações civis, a conflitos no seio das comunidades, famílias, nos locais de trabalho, ou em relações comerciais. O IN-MEDIAS é um entusiasmante projeto financiado pela UE que reúne centros de formação em mediação muito versados e parceiros estratégicos de vários Estados-membros para que, com a integração das diversas experiências, seja desenvolvido um currículo europeu integrado de mediação.

O objetivo deste projeto é o de proporcionar uma plataforma europeia de formação e também de disponibilização de serviços de mediação. O desenvolvimento de um currículo europeu integrado de mediação, extraído do currículo regional dos países parceiros, oferecerá a oportunidade única de capacitação e de certificação de mediadores em vários países da UE. A partir desta formação-base, o projeto irá igualmente oferecer formação adicional para mediadores, para que possam conhecer processos alternativos de resolução de conflitos e de mediação em toda a UE, ao mesmo tempo que adquirem as competências necessárias para mediar em diferentes culturas da UE.  A rede europeia de mediação já está lançada. Esta rede será progressivamente reforçada à medida que o projeto criar um entendimento partilhado sobre a formação de mediadores, permitir maior compreensão sobre os requisitos de capacitação e certificação, e oferecer processos de formação integrados para promover a consciência intercultural, também a partir de recursos e publicações específicas da UE.

Os participantes no projeto incluem 6 parceiros de formação:

  • Consensus, Alemanha (líder);
  • Hungary Foundation and Mediation Centre, Hungria;
  • Associozione Med.Dia.Re., Itália;
  • Dialogue BV, Países Baixos;
  • Centuri Mediacji Partners, Polska, Polónia;
  • Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML), Portugal.

E 3 parceiros estratégicos:

  • Centre of Arbitration and Mediation of Europe (CAME), Itália;
  • Mediators’ Institute of Ireland (MII), Irlanda;
  • Military University, Alemanha.

Todos os parceiros são fervorosos entusiastas da mediação e da sua eficácia na resolução de conflitos. Todos eles têm um sério compromisso com os mais elevados padrões de formação em mediação e de desenvolvimento profissional contínuo para mediadores dentro dos seus próprios países.

O projeto irá produzir quatro resultados específicos durante os seus três anos. Em primeiro lugar, o desenvolvimento de um quadro partilhado de formação em mediação. Em segundo lugar, o mapeamento de um modelo de formação para mediadores, desde a formação inicial, capacitação e certificação até ao desenvolvimento da sua prática em toda a UE. Em terceiro lugar, o desenvolvimento de um módulo europeu comum (on-line e interativo) para reforçar a capacidade intercultural dos mediadores. Finalmente, com base em entrevistas com mediadores profissionais de toda a UE, a edição de uma publicação pan-europeia para apoiar a educação dos mediadores da UE e a sua competência intercultural.

 Para mais informações,  www.in-medias.eu (brevemente disponível)

Contacto: Dr. Andrea Hartmann-Piraudeau

Telefone: +49 151 115 786 59

E-mail: [email protected]

 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *