Mudança na Presidência do Polo Brasil do ICFML
O Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML) tem a honra de anunciar mudanças na liderança do Polo Brasil. Após uma trajetória marcante na presidência, Mônica de Salles Lima encerra este ciclo, permanecendo como membro da Direção Internacional do Instituto, onde continuará contribuindo com sua expertise para fortalecer a visão global do ICFML.
A partir de agora, a presidência do Polo Brasil será conduzida por Renata Moritz, tendo José Mangini como vice-presidente.
Mônica de Salles Lima compartilha sua experiência como presidente do Polo Brasil:
“Foi uma experiência muito gratificante estar a frente de um grupo de profissionais dedicados a ampliar as atividades do Instituto, no polo Brasil, contribuindo com excelentes iniciativas de integração e fortalecendo o espírito de rede que caracteriza nossa instituição.
Nesse período, foi possível estabelecer vários convênios com entidades nacionais e internacionais de renome, destacando-se os convênios com várias Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, IBDFAM, entre outros, além dos projetos em parceria com FSRI e Weinstein Foundation, fundações norte-americanas com objetivos similares ao do ICFML.
E ser sucedida pelos amigos Renata Moritz e José Mangini traz a certeza e a alegria de o polo Brasil brilhará na sua missão de difundir soluções consensuais de conflitos, atrelado aos melhores standards internacionais de qualidade.
E a gratidão por todo o apoio recebido pela Diretoria, seja do Polo Brasil, seja Internacional, não cabe em algumas poucas linhas. Seguimos juntos.”
Renata Moritz, Mediadora Avançada Certificada pelo ICFML, advogada e negociadora, traz uma sólida trajetória de liderança. Pós-graduada em Direito Empresarial e em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos, Renata está à frente do Programa de Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC) do ICFML desde 2016. Nos últimos anos, também se destacou na organização dos Encontros Anuais do Instituto e nas Sessões Reflexivas do FSRI em parceria com o ICFML. Ao assumir a presidência do Polo Brasil, Renata comenta:
“Estou muito honrada em assumir a Presidência do Polo ICFML Brasil. Sei que substituir Mariana Souza e Mônica Salles é desafiador, já que muito fizeram pelo Instituto. Mas tenho a certeza que, em conjunto com José Mangini e demais membros da Diretoria, avançaremos ainda mais na divulgação das boas práticas na mediação e ampliaremos ainda mais a nossa rede de certificados. Todos juntos continuaremos a fazer a diferença!“.
José Mangini, advogado e mediador, pós-graduado em Meios Adequados de Resolução de Conflitos Humanos, em Direito de Família e Sucessões e em Proteção patrimonial Família-Empresa, atua nas áreas empresarial e familiar. Como vice-presidente do Polo Brasil, ele será responsável pela relação com os certificados do ICFML e pela continuidade de projetos importantes, como a Partilha, o Painel+, o Encontro Anual, entre outros.
“Fico muito feliz em poder colaborar ainda mais com o ICFML ao lado da Renata e de toda Diretoria. Entendo ser altamente eficaz para o Instituto a alternância na liderança, oportunizando à todos aportarem suas experiências e conhecimentos em benefício dos certificados, das boas práticas no exercício do ofício, bem como no aprofundamento dos estudos e difusão da Mediação privada no Brasil.”
François Bogacz, Presidente da Direcção Internacional do ICFML declarou: “Agradeço a Mônica pelo trabalho feito durante os últimos anos para fortalecer as atividades do ICFML no Brasil, e felicito Renata e José por suas novas funções, certo de que sua liderança continuará impulsionando o crescimento do ICFML. Seguiremos comprometidos com nossos princípios e valores, promovendo a cultura do diálogo e da mediação em prol de sociedades mais pacíficas.”
Sobre o ICFML
O Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML) é uma associação sem fins lucrativos composta por acadêmicos, advogados e mediadores dedicados ao desenvolvimento da mediação profissional. Trabalhamos com indivíduos, comunidades locais, governos, associações, empresas e ONGs para criar programas sustentáveis, com foco na certificação e no aprimoramento de competências dos mediadores, independentemente da metodologia adotada.
Para saber mais, visite nosso site: icfml.org.