ICFML e AERLIS assinam protocolo para criação de centro de mediação
O ICFML – Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – e a AERLIS – Associação Empresarial da Região de Lisboa – assinam, esta terça-feira, dia 15, pelas 16h00, um protocolo para a implementação de um Centro de Mediação de Conflitos, na sede da AERLIS em Oeiras.
Sendo a mediação a forma de resolução alternativa de litígios através da qual duas ou mais partes em litígio procuram, voluntariamente, alcançar um acordo com assistência de um mediador de conflitos, ambas as entidades irão a partir de agora unir esforços no sentido de disponibilizar meios humanos, técnicos e físicos que facilitem o acesso das pessoas que procuram os serviços da AERLIS a este processo simplificado de resolução de conflitos.
Antes da assinatura do protocolo de cooperação decorrerá, pelas 15h00, uma conferência, em formato presencial e com transmissão online, dedicada à Mediação Privada – O Futuro?
A cerimónia de abertura ficará a cargo de Rui Jorge Rego, presidente da Comissão Executiva da AERLIS. Cátia Marques Cebola, Presidente do ICFML, falará de seguida sobre a mediação privada em Portugal. Seguir-se-á Sérgio Godinho, do Ministério da Justiça e Direitos Humanos da República de Angola, que apresentará a sua visão sobre a mediação privada em Angola. A advogada Mónica de Salles Lima falará sobre a mediação privada no Brasil. Por fim, a Renato Gonçalves, da Direção-Geral da Política de Justiça caberá aduzir a perspetiva da DGPJ.
A conferência será moderada pelo advogado Renato Coletti de Barros e a gestora de empresas Michelle Adrião.