POR QUE
ICFML?

O ICFML está desenvolvendo a profissão do [email protected] e do [email protected] na mediação, para que a MEDIAÇÃO DE CONFLITOS se torne parte integrante da sociedade do mundo lusófono. Os nossos profissionais [email protected] lideram essa jornada, representando a mais alta qualidade.

Missão

Promover a colaboração e a paz através do desenvolvimento e profissionalização da mediação de conflitos nos Países de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor).

Visão

Utilizar o poder da mediação de conflitos na contribuição para o desenvolvimento da Justiça nestes países.
Através da aplicação de técnicas de mediação de conflitos contribuí com a efetiva resolução de disputas no âmbito extrajudicial e judicial.

Os nossos valores

O ICFML defende, entre outros, os valores ligados com a mediação de conflitos, tal como a integridade, a neutralidade, o profissionalismo, a voluntariedade, a paz social, a transparência, a colaboração, a partilha de conhecimento e de informação, a honestidade e a abertura de espírito.
ICFML tem tolerância zero para com a corrupção, os abusos e qualquer tipo de discriminação (sexo, raça, etnia, idade, religião, orientação sexual ou outra caracterização pessoal).

O ICFML é uma associação sem fins lucrativos formada por um grupo de acadê[email protected], [email protected] e [email protected] que acreditam no desenvolvimento da mediação de conflitos por profissionais certificados ([email protected] e [email protected]/ [email protected] em mediação), independentemente do ramo de direito, da escola de mediação, metodologia utilizada, e que priorizam o desenvolvimento das suas competências profissionais.
Trabalhamos com indivíduos e organizações que acreditam na mediação de conflitos como uma ferramenta de pacificação das sociedades. Trabalhamos também com comunidades locais, governos, associações, empresas, ONG’s, dentre outros, para o desenvolvimento de programas sustentáveis que possam ser facilmente replicados e ampliados. A presidente do ICFML em todos os países lusófonos é Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora, jurista e professora com vasta experiência internacional.

Acreditações

O ICFML é a única instituição portuguesa acreditada pelo  IMI – International Mediation Institute – cumprindo os critérios definidos por esta instituição no âmbito da qualificação e da experiência dos mediadores acreditados.

O ICFML, o SIMI (Singapora Mediation Institute) e o IFCM (Institut Français de Certification de Mediateurs), através da assinatura de um MOU, possibilitam a equivalência da sua certificação, constituindo desta forma o maior painel de mediadores independentes no mundo.

Estas acreditaçãos são reconhecida internacionalmente como um sinônimo de alto nível de competência por parte dos mediadores, no âmbito da mediação de conflitos privada. O ICFML é inovador no sentido de possibilitar aos mediadores portugueses o acesso a uma certificação internacional utilizando a língua portuguesa.

O ICFML é também uma entidade acreditada como Entidade Certificadora pelo Ministério da Justiça de Portugal, possibilitando, aos formandos das suas formações com aproveitamento positivo, e que se inscreveram junto do Ministério da Justiça, o exercício da atividade de mediador de conflitos nos Julgados de Paz e junto dos Tribunais Judiciais Portugueses, nos termos da Lei 29/2013, de 19 de abril e da Portaria n.º 345/2013, de 27 de novembro.

O ICFML é a primeira entidade formadora de mediadores de recuperação de empresas com a acreditação da DGPJ em Abril 2019. http://www.dgpj.mj.pt/sections/noticias/certificacao-de_1

Conheça nossas ações sociais