Campanha #istoémediação

9

Abr

A Campanha #istoémediação está sendo veiculada nas mídias sociais, mas como surgiu?!

Como integrantes do grupo de Mediadores certificados pelo ICFML, sempre tivemos a certeza da eficiência e da eficácia da Mediação.

A sociedade brasileira, por sua vez, ainda não tem essa percepção, por desconhecer o instituto da Mediação.

Nos encontros quinzenais do Partilha ICFML, até então facilitados por Beatriz Arruda, Flávio F. Prado e Renata Porto Adri, discutimos essa necessidade de divulgação da Mediação para a sociedade brasileira.

Assim Dulce Keller, mediadora certificada pelo ICFML, nos procurou para apresentar seu marido, Caco Keller, publicitário, e conversar sobre a possibilidade de preparar uma Campanha publicitária a ser divulgada nas redes sociais daqueles que se interessarem pela disseminação da Mediação.

Aprovada a idéia por nós, Beatriz Arruda e Renata Porto Adri e levada ao conhecimento dos partilheiros(as), ficamos durante três encontros do Partilha ICFML no diálogo produtivo que gerou a criação de G17 (Renata Porto Adri, José Mangini, Beatriz Arruda, Flávio Faibischew Prado, Dulce Xavier Keller, Caco Keller, Maria Inês Alves de Campos, Nelson Soares de Rezende, Ana Paula dos Santos Costa Lemos Pinto, Claudia Augusta Brito de Oliveira, Renato Francisco Coletti de Barros, Lais de Barros, Sabrina de Mello Hornos, Sandra Lima Alves Montenegro, Maria Rita C Almada Neder, Patrícia Mannis, Francisco Guido Ramos Coelho da Silva) grupo de whatsapp, cuja primeira tarefa foi responder ao questionário de treze perguntas elaboradas pelo Caco Keller, a partir de dúvidas básicas sobre a Mediação.

Com esse conteúdo em mãos, o Caco Keller e suas sócias Gabriela Letti e Francine Grosselli, da Agência de Publicidade K3 Comunicação, criaram a Campanha #istoémediação trazendo como considerações iniciais o desafio de dar visibilidade à Mediação e criar uma cultura de resolução de conflitos mais rápida, econômica e eficiente. Tendo o objetivo de enxergar a Mediação como um produto, que conhecido e popular, pode ser uma excelente alternativa de solução de conflitos. Na análise atual extrair a constatação de que o produto Mediação tem todos os elementos para conquistar “uma fatia” do mercado e, ao invés de ser problema, passa a ser vantagem, pois qualquer movimento que se faça será um ponto a favor do objetivo de o tornar conhecida. Em prol da defesa do conceito, foi proposta a inversão da informação, ou seja, o “dito provável consumidor ou usuário” fala do resultado obtido por esta nova forma de resolver conflitos e, em seguida, por uma legenda, há a explicação da vantagem na escolha da Mediação, de modo simples, menos técnico e mais assertivo. O conceito criativo #istoémediação foi pensado para tornar a Campanha mais criativa e de agradável de rápida absorção. Para que tudo flua como esperado há necessidade de se adotar a estratégia da escolha das principais redes acessadas pelos brasileiros associada à tática de planejamento com datas, horários, rede social, objetivo de conteúdo, legenda e texto de imagem a serem estabelecidos por meio do cronograma de implantação da Campanha. Nas considerações finais foi destacado que a Campanha não tem a pretensão de ser a solução, mas é um primeiro movimento em direção à busca do reconhecimento e da visibilidade para a MEDIAÇÃO. E, por fim, convida a todos – Mediadores e Mediadoras – a entrarem nesta maratona e dar o primeiro passo, com engajamento e comprometimento.

Campanha criada, foi indagado se o ICFML a assinaria, e após apresentação do conteúdo ao Board do Pólo Brasil, tivemos o de acordo da Presidente Mariana Freitas de Souza e a sugestão de buscar mais um parceiro para realização, sendo indicado o CONIMA – Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem.

Nova apresentação foi feita pelo Caco Keller, José Mangini e Renata Adri, que após aprimoramento interno, resultou também no aceite para assinatura conjunta.

Passou-se, então, para fase de revisão dos textos, que contou com a participação dos integrantes das Diretorias do ICFML e do CONIMA.

Textos aprovados e apresentados ao G17 foram para ajustes finais de configuração para as mídias sociais.

Dados os primeiros passos em prol da divulgação, estamos vivenciando o  engajamento dos Mediadores e associados na divulgação da Campanha #istoémediação, conforme o cronograma de implantação.

FASE 1

FASE 2

Apoiam esta Campanha: