Questões & Respostas (Q&A)

 Tudo que precisa saber sobre formação e certificação ICFML

Sim.

O ICFML – Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – é a instituição, acreditada pelo Ministério da Justiça, que mais mediadores formou em Portugal. Oferece programas de formação baseados nos standards internacionais de qualidade para formação de mediadores. É a única instituição em Portugal que tem várias acreditações internacionais para formação de mediadores, comprovando dessa forma a qualidade dos seus cursos (CIARB, IMI, entre outras parcerias internacionais).

No Brasil, o ICFML através do seu programa ACI – Acreditação Curso ICFML – tem uma rede de Cursos de Formação Acreditados.

O ICFML oferece programas de formação em

  • Mediação de Conflitos (civis, familiar, laboral),
  • Mediação de Recuperação de Empresas,
  • Formação SISPACSE – Sistema de Apoio à Conciliação no Sobre-endividamento,
  • Advocacia na Mediação,
  • Mediação online através do ODR Foundations Training.

Para saber mais sobre os programas de formação do ICFML visite a nossa página

Sim. O ICFML é a instituição que mais mediadores certificou em língua portuguesa.

As certificações ICFML têm equivalência com institutos de mediação no mundo – Singapore International Mediation Institute (SIMI), de Singapura, o Asia Mediation Center (AMC), da Malásia, a International Dispute Resolution & Risk Management Institute (IDRRMI), da China e o Institut Français de Certification des Mediateurs (IFCM), da Franç. E ainda a única instituição capacitada para acreditar mediadores em português para o IMI (International Mediation Institute). Para saber tudo sobre a certificação ICFML consulte Certificação

Não. Veja aqui as diferenças!

É uma formação intensiva em mediação de conflitos com duração de 40 horas. Esta formação integra 11 dias de aprendizagem altamente experiencial, interativa e extremamente focada no seu crescimento pessoal e profissional. No final poderá realizar as provas para a certificação ICFML nível 1.

É a única formação em Portugal que em 40 horas teórico-práticas lhe permite o acesso às listas de mediadores privados e públicos dos Julgados de Paz a seguir indicadas.  O ICFML inovou o seu plano de formação. A partir de janeiro 2022 a formação base do ICFML de 40 horas (Bootcamp) permite-lhe adquirir as competências necessárias para a inscrição nas listas de mediadores privados e públicos dos Julgados de Paz em Portugal além de continuar a dar-lhe acesso à certificação ICFML e à certificação CIARB. Se pretender desenvolver as suas competências e ferramentas profissionais, frequente o nosso nível 2 de formação no âmbito da Pós-graduação em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos ministrada em parceria com a Universidade Católica do Porto.

Em 2022, e pela primeira vez, a frequência com aproveitamento nas 40 horas online do Bootcamp dão acesso :

. Lista de Mediadores Privados do Ministério da Justiça de Portugal – mediante requerimento. Após esta inscrição pode tambem requerer a inscrição na lista de conciliadores SISPACSE.

. Lista de Mediadores dos Julgados de Paz – mediante procedimento de seleção

. CIARB – Chartered Institute of Arbitrators – mediante envio de certificado da formação

. Alumni ICFML

E, sendo que estas 40 horas integram uma prova vídeo, que segue todos os requisitos internacionais necessários à certificação, os participantes com a avaliação positiva nesta prova vídeo, bem como no restante dos critérios da certificação, têm acesso a Certificação N1 ICFML

 

Pela Instituição: O ICFML é um Instituto de Formação e de Certificação com implantação nos países lusófonos. Certificado pela Direção-Geral da Política de Justiça (Portaria n.º 345/2013, de 27 de novembro) como entidade formadora de cursos de Mediação de Conflitos, acreditado pela Alliance of Mediation Standards, IMI, Ciarb.

O ICFML é uma instituição sem fins lucrativos e, por essa razão, os valores das nossas formações são integralmente reinvestidos no instituto para benefício do desenvolvimento da mediação de conflitos.

Pelos conteúdos pedagógicos: Os nossos conteúdos pedagógicos são reconhecidos internacionalmente e são construídos com o apoio dos maiores peritos internacionais em mediação, fruto das parcerias que o ICFML desenvolveu a nível mundial. Regularmente o ICFML realiza um aperfeiçoamento dos conteúdos da sua oferta formativa em função dos mais recentes desenvolvimentos em mediação de conflitos no .

Por possibilitar equivalências entre os seus cursos: O plano de formação do ICFML integra vários cursos com uma estrutura modular o que lhe permite obter equivalências em vários módulos dos diferentes cursos e, desse modo, de uma forma mais rápida e simples, pode complementar a sua formação em  mediação civil, comercial familiar e de recuperação de empresas.

Por considerar que as capacidades do mediador são muito semelhantes às de um líder: Além disso, no ICFML acreditamos que o mediador é um líder na gestão do processo de mediação. Vários formadores ICFML são também formadores de cursos de liderança em reputadas instituições internacionais, o que permite que  a formação ICFML seja inovadora e diferenciadora.

Por estar ligada a uma certificação internacional: A formação ICFML em Portugal dá ainda acesso à certificação N1 ICFML e, através dela, equivalência com certificações das instituições do Alliance for Mediation Standards. Veja aqui tudo o que isto lhe pode trazer (LINK PARA Noticia e link depois para o QA de Alliance)

Por ser uma instituição que realiza formações em parcerias com universidades o que lhe confere obrigações suplementares de seguimento qualitativo dos conteúdos e dos formadores.

Por ser uma instituição com propósito e que cuida da sua rede de mediadores certificados e que se preza de sempre pensar na forma mais adequada de desenvolver as capacidades dos seus membros, da forma mais adequada e com o menor investimento para eles.

SIM. Se já é certificado ICFML irá ter equivalência na componente de avaliação prática e não precisa realizar de novo a prova vídeo.

Tem também acesso aos conteúdos inéditos da formação internacional de 40 horas Bootcamp ICFML, a única formação no ano lecionada por Ana Maria Maia Gonçalves, fundadora do Instituto e referência internacional no mundo da mediação.

Além disso, ao frequentar o Bootcamp terá acesso às listas de mediadores privados e públicos dos Julgados de Paz em Portugal, ou seja, além da certificação em mediação privada, fica ainda qualificado para poder aceder aos sistemas públicos em Portugal (Julgados de Paz)

Não.

Como entidade certificada pelo Ministério de Justiça de Portugal, o ICFML está subordinado a um controle de qualidade da sua atividade, tendo de respeitar os parâmetros de acreditação atribuídos e exigidos pela Direção-Geral de Política de Justiça. Assim, se já frequentou o Bootcamp (40 horas) em anos anteriores e se teve avaliação positiva no mesmo, necessita frequentar a nossa Especialização em Mediação Familiar (curso de 20 horas) para ter acesso às listas do sistema de mediação familiar; e frequentar a nossa Especialização em Mediação nos Julgados de Paz (curso de 20 horas) para ter acesso às listas de Mediadores Privados e Mediadores nos Julgados de Paz (que, por sua vez, lhe permite o acesso à lista de conciliadores do Sispacse – sobre-endividamento de pessoas singulares) .

Com a frequência e avaliação positiva nestas duas especializações terá, assim, acesso às listas que atualmente o Bootcamp lhe permite aceder e ainda às Listas de Mediadores do Sistema Público de Mediação Familiar (mediante procedimento de seleção).

A primeira diferença está no número de horas de formação e no número de horas de práticas simuladas. O Bootcamp integra 40 horas de formação e tem a duração de 11 dias online. A Pós-graduação integra 200 horas de formação ministradas ao longo de 6 a 8 meses (em média). A Pós-graduação tem uma edição totalmente online e uma edição presencial.

A Pós-graduação permite também o acesso a um diploma universitário conferido pela Universidade Católica Portuguesa com ECTs reconhecidos pela Universidade e que podem dar equivalências a outros estudos académicos.

Se optar pela Pós-graduação presencial que se desenrola na UCP – Escola de Direito do Porto, os estudantes estrangeiros têm acesso ao visto de estudante para frequentar e viver em Portugal durante esta Pós-graduação.

O ICFML permite que os alunos que frequentem a Pós-graduação efetuem a prova vídeo de avaliação para a formação e para a certificação, no final da pós-graduação, depois dos 6 a 8 meses de formação, de forma gratuita, tendo assim mais tempo para se prepararem para este momento de avaliação.

Ao frequentar a Pós-Graduação tenho acesso às mesmas listas de mediadores privados e públicos que o Bootcamp?

Sim. O Bootcamp está integrado na pós-graduação, pelo que se tiver avaliação positiva tem as mesmas valências.

Não. Os requisitos são os mesmos – Licenciatura ou finalistas de licenciatura dependendo a emissão do certificado da comprovação de obtenção do grau de licenciado. Se tiver dúvidas se o seu diplomas é reconhecido pelo ICFML por favor contacte [email protected] e daremos todas as informações.

Se já fez a Pós-graduação e teve avaliação positiva já tem acesso a todas as listas a que dá acesso o Bootcamp 2022, excepto a certificação CIARB.

Se deseja completar a sua formação e ter acesso às listas de Mediadores do Sistema Público de Mediação Familiar (mediante procedimento de seleção) recomendamos que realize a nossa Especialização em Mediação Familiar.

Não.

Como entidade certificada pelo Ministério de Justiça de Portugal, o ICFML está subordinado a um controle de qualidade específico relativo a cada formação. Assim, se já frequentou um curso de Mediação de Recuperação de Empresas ICFML e se teve avaliação positiva no mesmo, necessita frequentar a nossa Especialização em Julgados de Paz (20 horas).

Obtendo aprovação positiva nesta especialização de 20 horas, terá acesso a todas as listas de mediadores inerentes à formação em Mediação de Recuperação de Empresas e ainda às Listas de Mediadores dos Julgados de Paz (de acordo com o respetivo procedimento de seleção).

Significa que os alunos aprovados na formação do ICFML podem solicitar a sua admissão como membro Ciarb (Chartered Institute of Arbitrators), pois o Bootcamp já é uma formação aprovada por esta entidade.

Não. Veja aqui os requisitos suplementares além da formação (que esse requisito sim já tem por ter frequentado o Bootcamp) para exercer nos julgados de paz.

Não. Para ter os requisitos de formação necessários para os sistemas de mediação familiar (SMF) deve primeiro realizar a Especialização em Mediação Familiar (20 Horas). Depois poderá então ter acesso aos SMF segundo este diploma legal

Sim. Com o seu diploma deve enviar um requerimento à DGPJ de Portugal e será automaticamente inscrito na lista de mediadores privados de Portugal reconhecidos pelo ministério da justiça.

Isto é um facto muito importante pois os mediadores inscritos nesta lista ao assinarem um acordo de mediação o mesmo tem força executiva. (vale como título executivo sem necessitar passar pelo juiz para homologação)

Não. Ao frequentar o bootcamp de 40 horas, na sua totalidade, terá acesso a um certificado de participação. Sem a avaliação não poderá aceder às listas de mediadores, tanto privada como públicas.

A avaliação específica da pós-graduação consiste em avaliação contínua. Não é obrigado a realizar esta avaliação contínua sendo que nesse caso não terá o diploma de pós graduação terá unicamente um certificado de participação.