Back

O ICFML, em parceria com a Universidade Católica do Porto, realiza duas formações em mediação de conflitos em Portugal. Uma formação base em regime intensivo a decorrer no mês de janeiro, denominada Bootcamp, que pode ser seguidamente complementada por uma Pós-Graduação em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos, a decorrer entre fevereiro e outubro.

A aprovação no curso base de mediação – Bootcamp – permite a certificação e acesso às listas de mediadores privados e públicos dos Julgados de Paz organizadas pelo Ministério da Justiça português, ou seja, além da certificação em mediação privada, fica ainda qualificado para poder aceder ao sistema público de mediação dos Julgados de Paz em Portugal (verificados os restantes requisitos legais).

A pós-graduação, cuja inscrição depende da frequência prévia do Bootcamp, permite o desenvolvimento de competências práticas e profissionais, bem como a abordagem da mediação aplicada em contextos específicos, com um módulo de ODR lecionado por Ana Maria Maia Gonçalves.

Ambas as formações são altamente experienciais, interativas e extremamente focadas no seu crescimento pessoal e profissional, sendo lecionadas por mediadores experientes e académicos de reconhecido mérito na área da resolução alternativa de litígios.

A partir de 2022, o ICFML apresenta a Especialização em Mediação Familiar com 4 dias de formação online.

A Especialização em Mediação Familiar foi projetada para desenvolver capacidades de intervenção no contexto da Mediação Familiar através de conhecimentos, instrumentos e treino de habilidades.

Tem como objetivo demonstrar o conhecimento do processo em negociação e mediação familiar (role play); conhecer e descrever o contexto legal da mediação familiar; utilizar a teoria, o processo, as técnicas e a ética na mediação familiar.

Bootcamp Internacional

O Bootcamp está estruturado para preparar todos aqueles que desejam utilizar a resolução amigável de conflitos nas suas organizações, comunidades ou com seus clientes. Gerentes de pequenas e médias empresas, executivos, advogados, RH e outros profissionais saberão como atuar como mediador e facilitar o processo de mediação de maneira eficaz. Esta formação, coordenada por Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora internacional, decorre em regime intensivo.

É um programa abrangente de construção de habilidades. Através de palestras, demonstrações, exercícios interativos, dramatizações supervisionadas, discussões em grupo e outras técnicas de active learning, ficará preparada(o) para liderar o processo de mediação. Esta formação permite-lhe ainda realizar a autorreflexão da sua atuação, bem como receber feedback dos seus pares e dos formadores convidados.

Foi desenhado para equipar os participantes com habilidades por forma a que de modo eficiente consigam mediar disputas em contextos diferenciados. Utiliza também a partilha de experiências com mediadores certificados internacionalmente para integrar aspetos culturais, sociais e psicológicos.

Uma formação interativa e intensiva projetada para apoiar o desenvolvimento contínuo de práticas e técnicas de gestão de conflitos, cultivar uma autoconsciência dos seus comportamentos em situação de conflito e perceber e interiorizar o processo de mediação utilizado a nível internacional pelos mais reputados profissionais do ramo.

A forte ênfase experiencial desta formação apoia o desenvolvimento do participante para discernir ainda mais entre quando ‘fazer’ e ‘não fazer’ algum comportamento, a fim de facilitar a orientação do processo de mediação como mediador, servindo também como fundamento de desenvolvimento profissional e pessoal do participante.

Formação aberta a participantes de qualquer jurisdição e profissão, com licenciatura ou graduação. Curso lecionado em língua portuguesa.

O Bootcamp do ICFML atende ainda aos requisitos de formação do CIARB, sendo um curso acreditado por esta instituição sediada no Reino Unido. Além disso, este programa de formação satisfaz o requisito respeitante à formação em mediação essencial para aceder à lista de mediadores certificados ICFML, incluindo a prova de certificação no final da formação.

Ao frequentar o Bootcamp terá também acesso às listas de mediadores privados e públicos dos Julgados de Paz organizadas pelo Ministério da Justiça português, ou seja, além da certificação em mediação privada, fica ainda qualificado para poder aceder ao sistema público de mediação dos Julgados de Paz em Portugal (verificados os restantes requisitos legais).

Pós-graduação

Objetivos Específicos

  1. Desenvolver competências práticas e conhecimentos teóricos na área da resolução de conflitos;
  2. Descrever e saber avaliar a aplicação dos diferentes meios de RAL;
  3. Explicar abordagens com base nos interesses vs. abordagens com base nos direitos;
  4. Reconhecer as fases e os objetivos do processo de mediação;
  5. Demonstrar conhecer o processo em negociação e mediação (role play);
  6. Explicar a dinâmica do conflito;
  7. Conhecer e descrever o contexto legal da mediação em Portugal;
  8. Demonstrar ser consciente do seu próprio comportamento quando em conflito (através do CDP- Conflict Dynamics Profile do Eckerd College nos USA);
  9. Ser capaz de exercer as habilidades do mediador.

Destinatários

Esta formação destina-se a qualquer pessoa com formação superior que deseje iniciar-se no mundo da resolução de conflitos, nomeadamente: estudantes do último ano de licenciatura, advogados estagiários, advogados, solicitadores, juristas de empresas, juízes.  Também se dirige a Licenciados em Direito, Solicitadoria, Psicologia, Sociologia, Serviço social e todos aqueles cuja área de atividade dependa do trabalho em equipa.

Especialização em Mediação Familiar

Objetivos:

  1. Desenvolver capacidades de intervenção no contexto da Mediação Familiar (quer no Sistema Público de Mediação Familiar, quer para o exercício da Mediação Privada Familiar) através de conhecimentos, instrumentos e treino de habilidades;
  2. Utilizar a teoria, o processo, as técnicas e a ética na mediação familiar;
  3. Apreensão do processo de negociação e mediação familiar através da experienciação em role play;
  4. Conhecer o contexto legal da mediação familiar em Portugal.

Mais Informações

Se estiver interessado em mais informações, contacte-nos através do e-mail [email protected]  Ao contactar o ICFML, poderemos adicionar o seu e-mail à nossa lista de contactos, permitindo que receba todas as informações referentes à abertura de novos cursos.

Formações

  • Bootcamp 2025
     1,300.00 1,550.00

    O Bootcamp está estruturado para preparar todos aqueles que desejam utilizar a resolução amigável de conflitos nas suas organizações, comunidades ou com seus clientes. Gerentes de pequenas e…

    Ver opções
  • MRE 10ª Edição ONLINE
     1,150.00 1,240.00

    10ª edição do Curso de Mediação de Recuperação de Empresas.

    O curso decorrerá em formato ONLINE através da plataforma zoom.
    Enquadramento
    • Este curso aborda as especificidades do processo extrajudicial…

    Ver opções

Pós-Graduação