O ICFML realiza duas formações em mediação de conflitos em Portugal. Uma formação de 40 horas denominada Bootcamp e uma Pós-Graduação em Negociação, Mediação e Resolução de conflitos de 200 horas.

A Pós-Graduação em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos, forma mediadores para serem certificados pelo Ministério de Justiça de Portugal e para atuarem nos Julgados de Paz, nos Centros de Arbitragem de conflitos de consumo e nos tribunais judiciais.

Esta pós-graduação começa com um Bootcamp ONLINE (módulos 1 a 3) de 11 dias intensivos para profissionais interessados na Resolução de Conflitos, ajudando-os a iniciar o caminho da prática da negociação, da resolução de conflitos e do processo de Mediação. É altamente experiencial, interativo e extremamente focado no seu crescimento pessoal e profissional. Lecionado inteiramente por Ana Maria Maia Gonçalves, mediadora internacional e coach de executivos, são duas semanas transformadoras a nível pessoal e profissional.

Reveja aqui o Bootcamp 2021

Reveja aqui pós-graduação 2021

A sua próxima etapa no seu desenvolvimento como mediador de conflitos neste bootcamp intensivo de 40 horas.

Este bootcamp é projetado para preparar todos aqueles que desejam utilizar a resolução amigável de conflitos nas suas organizações, comunidades ou com seus clientes. Gerentes de pequenas e médias empresas, executivos, advogados, RH e outros profissionais saberão como atuar como mediador e facilitar o processo de mediação de maneira eficaz. São 40 horas facilitadas pela mediadora internacional Ana Maria Maia Gonçalves.

É um programa abrangente de construção de habilidades. Utiliza palestras, demonstrações, exercícios interativos, dramatizações supervisionadas, discussões em grupo e outras técnicas de active learning para preparar os participantes para liderar o processo de mediação. Permite-lhe realizar autorreflexão da sua atuação bem como receber feedback dos seus pares e dos formadores.

Foi desenhado para equipar os participantes com habilidades para que de forma eficiente consigam mediar disputas em contextos diferenciados. Utiliza também a partilha de experiências com mediadores certificados internacionalmente para integrar aspetos culturais, sociais e psicológicos.

Uma formação interativa e intensiva projetada para apoiar o desenvolvimento contínuo de práticas de técnicas de gestão de conflitos, cultivar uma autoconsciência dos seus comportamentos em situação de conflito e perceber e interiorizar o processo de mediação utilizado a nível internacional pelos mais reputados profissionais do ramo.

A forte ênfase experiencial desta formação apoia o desenvolvimento do participante para

discernir ainda mais entre quando ‘fazer’ e ‘não fazer’ algum comportamento a fim de facilitar a orientação do processo de mediação como mediador, servindo também como

fundamento de desenvolvimento profissional, mas também pessoal do participante.

Formação aberta a participantes de qualquer jurisdição e profissão. Formação lecionada em língua portuguesa.

O Bootcamp do ICFML atende ao requisito de formação de CIARB e sendo um curso acreditado por esta instituição inglesa. Além disso, este programa de formação satisfaz o requisito do programa de formação em mediação para candidatos para inclusão na lista de mediadores certificados ICFML, incluindo a prova de certificação no final da formação. Além disso, ao frequentar o Bootcamp terá acesso às listas de mediadores privados e públicos dos Julgados de Paz em Portugal, ou seja, além da certificação em mediação privada, fica ainda qualificado para poder aceder aos sistemas públicos em Portugal (Julgados de Paz)

 

Objetivos Específicos

  1. Explicar o sentido dos aspetos práticos e teóricos da resolução de
    conflitos;
  2. Descrever e avaliar os diferentes Meios de RAL;
  3. Explicar abordagens com base nos interesses vs. abordagens com
    base nos direitos;
  4. Reconhecer as fases e os objetivos do processo de mediação;
  5. Demonstrar o conhecimento do processo em negociação e
    mediação (role play);
  6. Explicar a dinâmica do conflito;
  7. Conhecer e descrever o contexto legal da mediação em Portugal;
  8. Demonstrar ser consciente do seu próprio comportamento
    quando em conflito (através do CDP- Conflict Dynamics Profile do
    Eckerd College nos USA);
  9. Ser capaz de exercer as habilidades do mediador

Metodologia

A formação inicia com o Bootcamp Online (40h) e foca a sua atividade formativa na aprendizagem experiencial (experimentar e fazer para aprender). Neste sentido, a aprendizagem é orientada através de discussões e trabalhos em grupo, role-play, aulas teóricas, apresentações multimédia, dinâmicas de grupo e jogos. A prática tem aqui um papel essencial.

Destinatários

Qualquer pessoa com formação superior que deseje iniciar-se no mundo da resolução de conflitos nomeadamente
advogados, advogados estagiários, solicitadores, juristas de empresas, juízes.
Licenciados em Direito, Solicitadoria, Psicologia, Sociologia, Serviço social e todos aqueles cuja área de atividade
dependa do trabalho em equipa. Advogados estagiários, licenciados ou estudantes no último ano de licenciatura.

A Pós-graduação permite também acesso a um diploma universitário da Universidade Católica Portuguesa com ECTs reconhecidas pela Universidade e que podem dar equivalências para outros estudos académicos.

Se optar pela pós-graduação presencial que se desenrola na UCP Escola de Direito do Porto, os estudantes estrangeiros têm acesso ao visto de estudante para frequentar e viver em Portugal durante esta pós-graduação.

O ICFML permite aos alunos que frequentem a Pós-graduação de efetuar a prova vídeo de avaliação para a formação e para a certificação, no final da pós-graduação depois dos 6 a 8 meses de formação gratuitamente e tendo assim mais tempo para se prepararem.

Se estiver interessado em mais informações, contacte-nos através do e-mail [email protected]  Ao contactar o ICFML, poderemos adicionar o seu e-mail à nossa lista de contactos, permitindo que receba todas as informações referentes à abertura de novos cursos.

Brochura Informativa