Abertura 13ª edição do curso de Pós-Graduação em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos
Decorreu já a cerimónia pública de abertura da 13ª edição do curso de Pós-Graduação em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos promovida pela Escola de Direito da Universidade Católica, em parceria com o ICFML – Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos.
O evento moderado pela Professora Susana Sardinha Monteiro, Professora do Instituto Politécnico de Leiria, contou com a participação da Dra. Lídia Jacob, Diretora da Direção-Geral da Política de Justiça, do Dr. Manuel Fontaine, Diretor da Escola de Direito da Universidade Católica do Porto, Dra. Ana Maria Gonçalves, Fundadora do ICFML e Dra. Cátia Marques Cebola, Presidente do ICFML.
Zbynek Loebl, membro do National Center for Technology and Dispute Resolution e membro fundador do International Council for Online Dispute Resolution, foi o convidado especial deste ano e, durante a sua exposição, teve oportunidade de nos falar sobre os desafios dos novos tribunais online (ODR) e o seu contributo para uma melhoria na eficiência nos procedimentos e, consequentemente, melhoramento do acesso de todos à justiça.
O debate sobre a promessa dos tribunais online aos utilizadores finais e a forma como estes podem expandir o acesso a diferentes recursos, assim como, promover uma redução de custos dos processos, versus a necessidade de uma reformulação cuidadosa dos procedimentos judiciais sob pena do comprometimento do processo, foi muito positivo.
Num formato de aula aberta, foram trabalhados temas como a utilização da tecnologia como a análise preditiva e inteligência artificial (IA) para tarefas judiciais, como abordar o potencial de padronização internacional, como planear a cooperação em vez da competição com plataformas privadas de ODR e como evitar os erros dos primeiros tribunais online.
O êxito na realização de mais uma edição da Pós-Graduação em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos, decorrente da parceria entre a Escola de Direito da Universidade Católica do Porto e o ICFML, foi destacado como um elemento de extrema importância para a valorização, credibilidade, formação e certificação de profissionais em diversas áreas da mediação. Este reconhecimento é evidenciado não apenas pelo Ministério da Justiça Português, mas também pelos principais órgãos governamentais nos diversos países lusófonos onde o Instituto desempenha diversas atividades, nomeadamente, em Angola e no Brasil.
O vídeo desta cerimónia pode ser visualizado no Facebook