GEMEP TALKS com Ana Maria Maia Gonçalves, São Paulo – Presencial e Online
GEMEP TALKS com Ana Maria Maia Gonçalves, São Paulo – Presencial e Online
A reunião de novembro do GEMEP | CBAr será realizada no dia 09, quarta-feira, das 9h às 11h30, em formato híbrido: presencial, no escritório Tozzini Freire Advogados, e remoto, por meio da plataforma zoom cujos dados de acesso serão oportunamente divulgados.
Tema: A Importância do desenvolvimento vertical do mediador na prática da mediação.
Qual a importância do seu estágio de desenvolvimento vertical na sua prática da mediação?
Excepcionalmente será permitida a participação de não associados ao CBAr a neste encontro.
Para participação presencial é necessário confirmação de presença – direta e exclusivamente com Ana Paula e Isabella Anacleto, no e-mail nos e-mails [email protected] e [email protected].
É com muito prazer que damos as boas-vindas, depois da pandemia, ao Brasil da fundadora do ICFML. O ICFML agradece ao GEMEP o convite e a abertura desde evento a não associados do CBar o que permitirá aos membros da rede ICFML e do público em geral, de estarem presencialmente com a Ana e poderem usufruir desta palestra inovadora.
***
Tema: A Importância do desenvolvimento vertical do mediador na prática da mediação.
Qual a importância do seu estádio de desenvolvimento vertical na sua prática da mediação?
Para entender por que razão alguns profissionais são tão eficazes, devemos primeiro entender a maneira como eles pensam. Todos nós sabemos que pensamos de forma diferente uns dos outros, mas a maioria de nós não está ciente de que pensamos a partir de diferentes estágios de desenvolvimento. Se você não consegue ver estes estágios, você está perdendo metade do quadro do seu potencial desenvolvimento.
O primeiro pesquisador a perceber isto foi um psicólogo suíço, Jean Piaget, que mostrou que as crianças cresciam através de fases previsíveis, integrando formas cada vez mais complexas e sofisticadas de lidar com problemas cada vez mais difíceis. Onde Piaget parou na infância, pesquisadores como Robert Kegan e Bill Torbert pegaram na idade adulta. Durante muito tempo pensou-se que uma vez que se atinge a idade adulta, esses estágios de desenvolvimento parariam, mas Kegan e outros descobriram que o desenvolvimento destes estágios continua na idade adulta, embora de forma diferente. O ritmo de desenvolvimento das crianças é muito mais rápido, e enquanto nas crianças o desenvolvimento pode acontecer automaticamente, os adultos não podem simplesmente esperar que isso aconteça; na idade adulta é preciso trabalhar para se continuar a crescer como ser humano.
De um desenvolvimento horizontal, o mais comum onde adquire mais conhecimento, mais habilidades, mais competências e que determinam o que você sabe, vamos agora refletir sobre a sua capacidade de pensamento. A sua capacidade de pensar num modo mais complexo, mais estratégico, mais sistémico e mais independente. Já não é o que você sabe que importa, mas sim como você pensa e como você faz sentido do mundo que o rodeia. O modo como o mediador faz sentido do que está a acontecer naquela mediação é um fator chave para o modo como este mediador vai utilizar os seus conhecimentos e habilidades.
Qual a importância do seu desenvolvimento vertical na prática da mediação será o tema desenvolvido por Ana Maria Maia Gonçalves neste GEMEP TALKS de 1h30.
Ana Maria Maia Gonçalves
tem mais de 35 anos de experiência como líder empresarial em organizações globais, formadora, mediadora e coach de executivos Master MCC ICF. É cofundadora do ICFML (Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos), visiting professor na Universidade Católica do Porto e copresidente da IMI ODR Taskforce. Ana é fellow do NCTDR – University of Massachusetts, Mediadora do Global Mediation Panel do Office of the Ombudsman for UN Funds and Programs e Fundadora da Alliance of Mediators for Universal Disclosure – UDPM. Ana é mediadora certificada ADRg, IMI e Master ICFML, presente no Who’sWhoLegal desde 2012 reconhecida como Global Leader in Commercial Mediation 2022, e nos mais prestigiados painéis internacionais de mediadores.
Ana lida com negociações e processos ADR em organizações, tanto com stakeholders internos (resolução de disputas laborais, facilitação de reuniões de boards de direção) como com stakeholders externos na resolução de disputas internacionais e numa variedade de indústrias. Ana é apaixonada por formas inovadoras de integração e desenvolvimento do potencial humano nas organizações: através do autodesenvolvimento individual (na sua atividade de coach de executivos), através do desenvolvimento de formas de trabalho em equipa mais efetivas e satisfatórias para os seus membros (através da sua atividade de facilitadora e mediadora), através do desenvolvimento de práticas, processos e mudança que trazendo maior produtividade e engajamento são centradas na pessoa, no seu bem estar, mais inclusivas e respeitosas da diversidade humana (na sua atividade de desenho de sistemas organizacionais de resolução de conflitos). Ana desenvolveu nos últimos anos um curriculum no estudo do desenvolvimento vertical de adultos, tendo concluído com sucesso a Certificação em vertical leadership development com a Global Leadership Consultancy.
Para mais informações sobre o Comité Brasileiro de Arbitragem:Cbar – www.cbar.org.bt
Para mais informações sobre o ICFML: – www.icfml.org
Para entrar em contacto com a palestrante: [email protected] | whats: +60 19 726 05 10 | LinkdIn https://my.linkedin.com/in/anamaiagoncalves