ICFML tem nova estrutura orgânica
Na reunião de final do ano de 2020, o ICFML tomou várias decisões relativas à estrutura orgânica do instituto para o ano de 2021, ano da comemoração dos seus 10 anos de existência.
O ICFML é uma associação sem fins lucrativos de direito português e é o principal órgão independente de padrões profissionais para a mediação de conflitos em Portugal, Brasil, e todos os países lusófonos. De modo a cumprir a sua missão de promover a colaboração e a paz através do desenvolvimento e profissionalização da mediação de conflitos nos Países de Língua Oficial Portuguesa, a instituição contará com uma Direção Internacional, uma Direção Executiva Internacional e uma Direção em cada país onde atua, por meio de polos.
A nível da Direção Internacional será agora reforçada com Soraya Nunes, Henrique Gomm Neto, Mariana Freitas de Souza e Mônica de Salles Lima. O desenvolvimento da associação nos últimos anos no Brasil foi essencial para conduzir o ICFML a esta sua nova fase. Estes novos membros juntam-se a Ana Maria Maia Gonçalves, Cátia Marques Cebola, Isabel de Botton, Maria Pardal Monteiro, Nuno Albuquerque, Pedro Souza Uva, Thomas Gaultier e Vera Pereira.
Na Direção Executiva Internacional, terão assento todos os presidentes de cada polo, bem como a Coordenação Financeira e a Coordenação Executiva. Ainda em aberto o lugar de presidente da Direção Executiva, Thomas Gaultier, membro fundador da instituição, será o seu vice-presidente.
É com muito orgulho, também, que o ICFML anuncia mudanças importantes na sua implementação e desenvolvimento a nível internacional:
Restruturação do polo Brasil – Mariana Freitas de Souza, membro do ICFML desde o seu início, será a primeira presidente do ICFML Brasil. O profissionalismo, dinamismo e capacidade de liderança da Mariana, e a incontestável experiência em mediação e arbitragem internacionais, fazem com que reúna as características necessárias para liderar esta fase de mudança nas atividades do ICFML no Brasil. Mariana terá como vice-presidente Mônica Salles de Lima, uma profissional reconhecida pelo seu entusiasmo e atividades em prol do desenvolvimento da mediação empresarial, e uma peça chave do programa de Desenvolvimento Profissional Contínuo do ICFML. No polo Brasil teremos também a criação do comitê de fundadores, onde terão assento todos os fundadores do ICFML no Brasil, cada um deles tendo contribuído continuamente e de modo essencial para o desenvolvimento da instituição no Brasil nos últimos anos. O ICFML Brasil anunciará a estrutura do mesmo nas próximas semanas.
Criação do Pólo Angola – Como coordenadores do polo Angola Sérgio Godinho e Ivo Tamagnini.
Criação do Pólo Moçambique – Como coordenadores do polo de Moçambique Jafar Gulamo Jafar e Mário Ussene.
Criação do Pólo Cabo Verde – Como coordenador do polo de Cabo Verde Manuel Espírito Santo Reis.
Em Portugal, Vera Pereira continua a assegurar a direção das atividades do ICFML. O modo como desenvolveu o plano de ação do ICFML nos últimos anos, conjuntamente com Cátia Marques Cebola nomeadamente na organização do maior evento relativo à discussão da Lei da Mediação em Portugal (10 mesas redondas onde participaram os mais relevantes atores portugueses do mundo jurídico relacionado com a mediação de conflitos) permite agora ter novas aspirações e conseguir reunir mais pessoas para continuar a desenvolver a missão e os objetivos do instituto em Portugal. A equipa do ICFML em Portugal será também reforçada e Vera Pereira anunciará a estrutura nas próximas semanas.
Criação do Conselho de Ética – O ICFML verá também nascer o conselho de ética que terá na pessoa de Cátia Marques Cebola o seu primeiro presidente, o que muito nos orgulha.
O site do ICFML será atualizado nas próximas semanas para refletir estas mudanças no instituto.
Para acessar ao documento completo clique aqui