ICFML sai da FMC
O ICFML comunicou à associação Federação Nacional de Mediação a sua saída como associado. A partir do dia de hoje o ICFML deixa de ter qualquer ligação com esta entidade.
Subject: Email ICFML para Associação Federação Nacional de Mediação de Conflitos – com efeitos imediatos
Exmos. Senhores,
Aceitem os nossos melhores cumprimentos.
A quem de direito,
Atendendo a que a prática atual da Federação não tem respaldo nos valores e objetivos que nortearam a integração inicial do ICFML nesta entidade, contrariando os princípios éticos que o ICFML estima como essenciais na sua conduta e conduta daqueles a quem se associa, somos pelo presente a indicar que decidimos fazer cessar a integração do ICFML nesta instituição como associado, com efeitos imediatos.
Mais agradece o ICFML que a associação Federação Nacional de Mediação de Conflitos (FMC) analise da pertinência, adequação e manutenção da sua designação.
Com efeito, atualmente a FMC integra membros individuais e membros coletivos pelo que, em decorrência, a sua atuação visa essencialmente a proteção dos interesses dos seus associados individualmente considerados, mais do que os interesses das associações que integra e designadamente das que fundaram e estiveram na égide da designada Federação Nacional de Mediação de Conflitos. Deste modo, a atual denominação deixa de corresponder aos objetivos que devem nortear uma entidade que se designa Federação, criando uma falsa aparência junto do público em geral, que em nada contribui para a dignificação da mediação em Portugal. Na verdade, a sua atual constituição e representatividade não tem correspondência com o papel que deveria desempenhar enquanto Federação, ou seja, entidade que congrega e representa outras associações de mediação portuguesas, colocando em causa os padrões éticos de veracidade que deveriam estar subjacentes à sua atuação.
Neste contexto e em obediência aos valores de transparência que devem imperar em qualquer associação, roga o ICFML que se proceda à alteração da denominação atual, eliminando-se a designação Federação, por a mesma induzir em erro o público em geral e os seus associados. Caso essa alteração não se verifique a breve trecho, o ICFML terá de proceder em conformidade por forma a efetivar a eliminação solicitada, tentando repor a veracidade institucional que neste momento não existe e em nada contribui em prol da boa imagem pública da mediação e dos mediadores.
Sem mais de momento,
Com os melhores cumprimentos,
Ana Maria Maia Gonçalves
Presidente do ICFML
Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos