2 encontro ICFML 18 de Maio 2018 São Paulo
Paixão por mediação marcou 2°Encontro ICFML
Confira o review do evento realizado no dia 18 de maio, no Google Space
SÃO PAULO – O 2° Encontro ICFML (Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos), que aconteceu no dia 18 de maio, em São Paulo, teve início com uma provocação que mexeu com as emoções dos participantes. Depois de uma videoconferência, em que Deborah Masucci, presidente do IMI (International Mediation Institut), abriu as atividades do dia, diretamente de Nova York, nos Estados Unidos, as pessoas presentes no auditório do Google Space, na capital paulista, foram instadas a refletir sobre suas paixões.
“Todos aspiramos ser a mudança que queremos ver no mundo. Por isso, precisamos compartilhar aquilo que nos apaixona, é preciso que estejamos focados naquilo que nos move”, afirmou Ana Maria Maia Gonçalves, presidente do ICFML, que falou ainda sobre como o instituto quer seguir sendo motor de ideias e motivações. “Encontros como este, em que objetivo é que as pessoas compartilhem conhecimento e vivências, pretendem que a mediação ganhe cada vez mais espaço e credibilidade. Queremos que todos saiam daqui com mais do que entraram”.
Os integrantes do ICFML foram os primeiros a darem seus depoimentos, mas o público também teve oportunidade de falar sobre suas paixões. Família, filhos, viagens, flores, cachorros, gatos, natureza, cada um a sua maneira fez uma analogia de como a mediação é importante em suas vidas.
Em seguida, foi a vez de François Bogacz, do Centro de Ciências Afetivas da Universidade de Genebra, via videoconferência, falar aos participantes sobre como usou a neurociência para analisar o efeito do mediador em um conflito em sua tese de doutorado. Para isso, apresentou sua pesquisa realizada com 18 casais de diferentes faixas etárias e o método utilizado por ele e sua equipe durante o estudo. A apresentação foi seguida de um debate, em que os presentes puderam tirar dúvidas e trocar informações com Bogacz.
Angela Giacobbe, especialista em relações públicas e marketing, fez uma apresentação sobre a importância do design thinking, ou seja, como é preciso, muitas vezes, mudar a forma de pensar para se encontrar a solução para um problema.
Mônica de Salles Lima, Renata Moritz, Alessandra Vick e Liana Valdetaro falaram sobre um assunto da ordem do dia: o Desenvolvimento Profissional Contínuo. A partir de 2019, o ICFML irá monitorar as atividades realizadas pelo mediador, como forma de garantir a manutenção da certificação pelo instituto. “O que se quer é não apenas manter o conhecimento, mas melhorá-lo, ampliá-lo. Queremos oferecer ao mercado o melhor profissional, cada vez mais qualificado”, afirmou Mônica.
Logo depois, iniciou-se um debate sobre como Daniel Arbix, do departamento Jurídico do Google, e Carolina Prado de Azevedo, do departamento jurídico da Ericsson Telecomunicações, veem a mediação como uma forma adequada à resolução de conflitos e assim evitar o litígio. Ambos falaram sobre o quanto o método é ainda pouco utilizado no país. Carolina, porém, afirmou que, após participar de uma mediação em um caso exitoso, que envolvia milhões de dólares, nos Estados Unidos, passou a ser uma entusiasta do método que antes desconsiderava. “Agora, estamos avaliando os processos aqui no Brasil que podem ser solucionados por meio da mediação”, disse Carolina.
Para finalizar, Arbix fez uma explanação sobre o uso da tecnologia na solução de conflitos. Discorreu sobre a start-up MOL (Mediação Online), que atualmente é residente no Google Space.
No encerramento, Ana Maria Maia Gonçalves agradeceu aos integrantes do instituto no Brasil pela colaboração. “A equipa local do ICFML está de parabéns pela fantástica organização deste evento. Somos uma organização que funciona online a nível da sua direção e organizar eventos como este requer dedicação, esforço, motivação, carinho, propósito – tudo isto fez parte do trabalho da equipa ICFML e de muitos voluntários a quem eu estou muito grata.”, afirmou ela, que aproveitou para chamar para a terceira edição do evento. “Encontro vocês em 30 de agosto de 2019”, anunciou.
Veja um vídeo do evento aqui:
Todos os materiais aqui: